segunda-feira, 26 de abril de 2010

Metrô depredado em madrugada de festa




Jornal Alô Brasília
23/04/2010
Rafaella Osler
Após a comemoração do cinquentenário de Brasília, quem precisou usar o metrô encontrou dificuldades. Isto porque, depois da festa houve uma grande baderna na Estação da Rodoviária do Plano Piloto e alguns trens foram depedrados. Duas vidraças da parte externa da estação também foram quebradas. O vandalismo resultou em grandes transtornos principalmente para os usuários que tentaram embarcar ontem pela manhã, pois o sistema operou com um número de trens reduzido.
A estudante Ana Maria dos Santos, 19 anos, precisou esperar mais de 40 minutos para conseguir pegar o metrô. “Estava impossível de transitar pela estação. O intervalo entre um trem e outro era muito demorado, e quando ela finalmente passava, estava lotado. Nessa brincadeira deixei de pegar três, pois não estava dando nem para entrar. Depois fiquei sabendo que o metrô estava operando com apenas oito trens”, reclamou.
A assessoria de imprensa do Metrô-DF informou que os trens que foram danificados e passaram pela manutenção durante a madrugada. De acordo com a companhia metropolitana, no início da manhã de ontem os problemas já haviam sido solucionados e todos os 18 trens operaram normalmente. No entanto, a reportagem do jornal Alô Brasília conversou com dois funcionários do metrô – que preferiram não ser identificados –, que afirmaram que o número de trens foi reduzido. “Eu não sei dizer ao certo quantos trens circularam. Mas realmente não foram todos. Na madrugada da festa três trens já haviam sido desativados. Depois desativaram mais, e durante a manhã eles não operaram”, reconheceu um dos funcionários. O outro funcionário finalizou acrescentando que as estações realmente ficaram lotadas.
No total, o Metrô-DF conta com 20 trens para circulação. Destes, um está desativado há mais de um ano, e o outro só trafega em uma linha da Ceilândia. Sendo assim, são no máximo 18 trens em circulação. Nos horários de pico, são disponibilizados 16 trens. Já nos horários em que o fluxo de passageiros é menor, operam no máximo 12 veículos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário