(18/08/2010 - 17:04)
A Companhia do Metropolitano do DF entrega para operação comercial, nesta quarta-feira (18), o primeiro trem da nova frota, que será composta por 12 no total. Com quatro carros cada, o trem está pronto para oferecer um serviço diferenciado à comunidade.
Após uma extensa jornada de testes dos equipamentos e treinamento de pessoal para operar o novo equipamento, a composição inaugura uma nova fase no Metrô-DF. Na mesma ocasião, a Companhia recebe o segundo novo trem da nova frota, que, igualmente, iniciará a etapa técnica que antecede a efetiva operação.
A partir de setembro, serão entregues dois trens novos por mês. A previsão é de que em março de 2011, os 12 trens estejam em operação, permitindo a duplicação da capacidade atual de transporte do Metrô-DF.
A nova frota possui uma tecnologia avançada: um sistema de tração moderno, que diminui as falhas técnicas dos trens e reduz o tempo de espera nas estações. Atualmente, o Metrô-DF transporta cerca de 160 mil passageiros/dia. Com todos os 12 novos carros em operação, a capacidade será praticamente duplicada, chegando aos 300 mil usuários/dia.
Automatização
Cada novo trem é equipado com os sistemas de controle e operação automáticos, o ATC/ATO. Em conjunto, serão responsáveis por executar, sem atuação do piloto, funções de alinhar, parar, fechar/abrir portas e emitir avisos sonoros. Com o avanço, o piloto assume a função de monitorar todo o sistema ATC/ATO e fazer manobras nas áreas necessárias.
Esse sistema trará mais comodidade à população, pois diminuirá o tempo de espera nas estações e consequentemente das viagens. Toda a frota antiga será modernizada, passando a operar sob controle e operação automáticos até junho de 2011.
Informação
Para a melhor comunicação com os usuários, a sinalização interna contará com um painel display informativo. Com isso, mensagens de segurança e cidadania serão transmitidas aos passageiros durante toda a viagem. Os painéis eletrônicos também emitirão um alerta de fechamento de portas antes de partir. A medida previne acidentes.
O sistema de áudio dos trens é automático e gravado, permitindo que os avisos sonoros sejam emitidos com maior freqüência e clareza.
Segurança
Todos os trens passam por um período de acoplamento e testes dinâmicos, onde todos os componentes de tração, frenagem, sinalização e comunicação são avaliados.
Investimento total
Ao todo, serão investidos R$ 325 milhões na compra dos trens, modernização da frota antiga, e compra de peças sobressalentes (leia detalhamento), dos quais R$ 260 milhões financiados pelo BNDES. A diferença foi paga pelo GDF.
RAIO-X:
· Cada trem é composto por quatro carros;
· Serão 12 novos no total;
· 20 trens é o número atual de trens. Chegará a 32 até 2011, com as novas aquisições;
· Haverá redução no intervalo entre trens dos atuais 4min30seg (menor tempo) para 3min;
· Os novos carros possuem sistema de controle e de operação automatizados, ou seja, mais segurança, rapidez e confiabilidade.
· Um trem pesa 240 toneladas e transporta mais de 1,3 mil passageiros (188 sentados);
· 30 dias é o prazo para que o trem novo entre em operação;
· 2 trens serão entregues por mês, a partir de setembro;
· Junho de 2011 é o prazo final para que renovação seja completada;
· R$ 325 milhões é o valor total do investimento na modernização e ampliação da frota do Metrô;
INVESTIMENTO:
· Compra dos 12 trens: R$ 260 milhões
· Modernização da frota antiga: R$ 50 milhões
· Compra de peças sobressalentes: 15 milhões
· Total: R$ 325 milhões
· Fonte de recursos: BNDES e GDF
Outras informações:
Coordenação de Comunicação Social – Metrô-DF: 3353-7077
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