sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Primeiro trem da nova frota inicia operação

Metrô DF
(18/08/2010 - 17:04)


            A Companhia do Metropolitano do DF entrega para operação comercial, nesta quarta-feira (18), o primeiro trem da nova frota, que será composta por 12 no total. Com quatro carros cada, o trem está pronto para oferecer um serviço diferenciado à comunidade.

Após uma extensa jornada de testes dos equipamentos e treinamento de pessoal para operar o novo equipamento, a composição inaugura uma nova fase no Metrô-DF. Na mesma ocasião, a Companhia recebe o segundo novo trem da nova frota, que, igualmente, iniciará a etapa técnica que antecede a efetiva operação.

A partir de setembro, serão entregues dois trens novos por mês. A previsão é de que em março de 2011, os 12 trens estejam em operação, permitindo a duplicação da capacidade atual de transporte do Metrô-DF.

            A nova frota possui uma tecnologia avançada: um sistema de tração moderno, que diminui as falhas técnicas dos trens e reduz o tempo de espera nas estações. Atualmente, o Metrô-DF transporta cerca de 160 mil passageiros/dia. Com todos os 12 novos carros em operação, a capacidade será praticamente duplicada, chegando aos 300 mil usuários/dia.

            Automatização
Cada novo trem é equipado com os sistemas de controle e operação automáticos, o ATC/ATO. Em conjunto, serão responsáveis por executar, sem atuação do piloto, funções de alinhar, parar, fechar/abrir portas e emitir avisos sonoros. Com o avanço, o piloto assume a função de monitorar todo o sistema ATC/ATO e fazer manobras nas áreas necessárias.    

Esse sistema trará mais comodidade à população, pois diminuirá o tempo de espera nas estações e consequentemente das viagens. Toda a frota antiga será modernizada, passando a operar sob controle e operação automáticos até junho de 2011.

            Informação
Para a melhor comunicação com os usuários, a sinalização interna contará com um painel display informativo. Com isso, mensagens de segurança e cidadania serão transmitidas aos passageiros durante toda a viagem. Os painéis eletrônicos também emitirão um alerta de fechamento de portas antes de partir. A medida previne acidentes.

O sistema de áudio dos trens é automático e gravado, permitindo que os avisos sonoros sejam emitidos com maior freqüência e clareza.

            Segurança
            Todos os trens passam por um período de acoplamento e testes dinâmicos, onde todos os componentes de tração, frenagem, sinalização e comunicação são avaliados.
           
            Investimento total
            Ao todo, serão investidos R$ 325 milhões na compra dos trens, modernização da frota antiga, e compra de peças sobressalentes (leia detalhamento), dos quais R$ 260 milhões financiados pelo BNDES. A diferença foi paga pelo GDF.


RAIO-X:

·         Cada trem é composto por quatro carros;


·         Serão 12 novos no total;
·         20 trens é o número atual de trens. Chegará a 32 até 2011, com as novas aquisições;
·         Haverá redução no intervalo entre trens dos atuais 4min30seg (menor tempo) para 3min;
·         Os novos carros possuem sistema de controle e de operação automatizados, ou seja, mais segurança, rapidez e confiabilidade. 
·         Um trem pesa 240 toneladas e transporta mais de 1,3 mil passageiros (188 sentados);
·         30 dias é o prazo para que o trem novo entre em operação;
·         2 trens serão entregues por mês, a partir de setembro;
·         Junho de 2011 é o prazo final para que renovação seja completada;
·         R$ 325 milhões é o valor total do investimento na modernização e ampliação da frota do Metrô;


INVESTIMENTO:

·        Compra dos 12 trens: R$ 260 milhões
·        Modernização da frota antiga: R$ 50 milhões
·        Compra de peças sobressalentes: 15 milhões
·        Total: R$ 325 milhões
·        Fonte de recursos: BNDES e GDF



Outras informações:
Coordenação de Comunicação Social – Metrô-DF: 3353-7077

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