terça-feira, 21 de setembro de 2010

Nesta quarta-feira, dia mundial sem carro, metrô será de graça


Publicação: 21/09/2010 18:01 Atualização: 21/09/2010 18:08 - Correio Braziliense
 
No Dia Mundial sem Carro, nesta quarta-feira (22/9), data que busca mostrar a importância de cidades pensadas para pessoas e não para motores, os brasilienses vão ganhar um incentivo para deixar os automóveis em casa. O metrô circulará de graça durante todo o dia, no horário normal, das 6h às 23h30.

Toda a frota, 20 trens, estará disponível para a população. Diariamente, 160 mil passageiros usam o transporte. Cada trem transporta uma média de 1,4 mil pessoas por viagem. Em função da medida, que resultará em aumento no número de passageiros, haverá reforço nos contingentes da segurança do metrô, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

Já os ônibus, vão circular normalmente, com mesmo número, horários e valor das passagens. De acordo com o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), os 2.967 veículos, já incluídos os micro-ônibus, vão circular na ocasião. O órgão avalia que mais de 1 milhão de brasilienses usem o transporte diariamente.

Durante a Semana da Mobilidade, que teve início no último dia 20 e se estenderá até o próximo domingo (26/9), diversas atividades estão sendo realizadas, com o objetivo de conscientizar os motoristas sobre a importância do uso de meios alternativos de transporte. A ação é promovida pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram), em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU), o Ministério das Cidades, a Universidade de Brasília (UnB), a Câmara dos Deputados e as ONGs Rodas da Paz e Ruaviva.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário