segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Capacidade e conforto ampliados


19/8/2010
Jornal de Brasília

Entra em operação o primeiro trem da nova frota do metrô, que será composta por 12 no total. Por dia, mais dez mil pessoas terão acesso ao transporte. Com todos os carros funcionando, a capacidade será praticamente duplicada, chegando a 300 mil usuários diariamente.
          
O prazo para que toda a frota esteja em atividade é fevereiro de 2011. "A partir de setembro, serão dois trens novos a cada mês", afirma o gerente de Operação do Metrô, José Soares de Paiva. De acordo com ele, um segundo trem está em testes para começar a operar em um mês.
        
"O último trem comprado foi em 1994", revela o governador Rogério Rosso. Os novos trens vêm com tecnologia moderna. Por exemplo, a cabine do maquinista troca o analógico pelo digital. Para o inspetor do metrô Flávio Lemos, a inovação representa um grande progresso para a sociedade.

A nova frota não precisa de pilotos para entrar em funcionamento,basta apenas um profissional para monitorar o sistema. Cada novo trem é equipado com sistemas de controle e operação automáticos. Em conjunto, serão responsáveis por executar, sem atuação do piloto, funções de alinhar, parar, fechar ou abrir portas e emitir avisos sonoros. Esse sistema diminui o tempo de espera nas estações. Paiva garante que toda a frota antiga será modernizada.
          
Serão investidos, ao todo, R$ 325 milhões na compra dos novos trens, na modernização da frota e na compra de peças sobressalentes. Desse total, R$ 260,3 milhões são financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e a diferença é paga pelo Governo do Distrito Federal.
          
Para o analista de sistemas Al-demari Borges, que utiliza o metrô todos os dias, a novidade é excelente. "Tem mais espaço", diz. Na opinião dele, a principal melhora que deve ser feita é cumprir com regularidade os horários. Borges geralmente pega o metrô no fim da tarde e sempre lotado de passageiros. "Hoje percebi que o vagão está cheio, mas não está apertado. Não é insuportável", afirma.
          
"A manutenção do metrô do DF é considerada uma das melhores da América Latina", afirma o governador. Segundo ele, a nova frota traz mais conforto, facilidade e segurança. "Queremos melhorar a qualidade e rapidez desse transporte", disse. Para ele, com o aumento da oferta, a população poderá ser estimulada a usar cada vez mais o metrô.


Menor tempo de espera
            

A nova frota possui uma tecnologia avançada: um sistema de tração moderno diminui as falhas técnicas dos trens e reduz o tempo de espera nas estações. "O sistema traz mais comodidade aos usuários", comenta o gerente de Operação do Metrô-DF, José Soares de Paiva.

Haverá redução no intervalo entre os trens. Até então, o menor tempo de espera era de 4min30seg. A nova frota tem capacidade para chegar em três minutos.

Para uma comunicação melhor com os usuários, a sinalização interna conta com um painel display informativo. Com isso, mensagens de segurança e cidadania serão transmitidas durante toda a viagem. Também serão emitidos alertas de fechamento das portas antes de partir.

 
ÁUDIO AUTOMÁTICO


O sistema de áudio dos trens é automático e gravado, permitindo maior clareza e periodicidade dos anúncios. Eles também são ditos em inglês. A novidade surpreendeu o zelador Adelino dos Santos. Para ele, está bonito, mas ainda está lento. "Ainda demora muito nas estações", opina.

Apesar de enxergar necessidade de reparos, Adelino aprova o novo design do vagão. "Eu sempre vou para o trabalho de bicicleta. Para nós, o espaço ficou maior", diz. Na opinião dele, novos trens no metrô eram bastante necessários.

Cada trem é composto por quatro carros. Todos estes vagões comportam 188 assentos. Destes, 32 são reservados para pessoas com deficiência, gestantes e idosos. Apenas a compra da nova frota representa o investimento de R$ 260 milhões.

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