terça-feira, 4 de maio de 2010

Estação do metrô abre as portas no Guará


04/05/2010


Operários dão os últimos retoques no novo terminal, que deverá atender a cerca de 20 mil pessoas diariamente. Projeto foi realizado conforme normas de acessibilidade e terá destaque pela cobertura de vidro e paisagismo moderno

A segunda estação de metrô do Guará entra em funcionamento nesta quarta-feira (5). O novo terminal fica entre o Guará I e o Guará II, a 900 metros da primeira e bem próxima à Feira Permanente. O GDF investiu R$ 28 milhões na construção do complexo, que deve gerar 460 empregos diretos e indiretos. A estimativa é de que mais de 20 mil pessoas por dia circulem pelo local, principalmente moradores do Guará I, Guará II e da Colônia Agrícola Águas Claras. Para o presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial do Guará (Acig), Nilton Soares, a Estação Guará beneficiará também o comércio local, melhorando tanto a locomoção dos clientes quanto dos funcionários.

O destaque do projeto é a cobertura em vidro que favorece iluminação natural ao ambiente e economia de energia. A estação, a 24ª a entrar em operação no DF, possui alto padrão de acabamento, boa ventilação natural e dispensa refrigeração artificial, apesar de estar no subsolo.



Estrutura moderna



A Estação Guará conta com estrutura moderna e terá um centro de comércio e serviços nos arredores, conforme definido no Plano Diretor Local do Guará. Haverá estacionamento externo, bicicletários e ponto de embarque e desembarque de passageiros dos ônibus, permitindo a integração metrô-ônibus.



O projeto prevê também a melhoria das condições de acessibilidade e do tratamento paisagístico da área, com a construção de acessos em vidro, cinco escadas rolantes, três elevadores e outros benefícios. Quem optar por ir à estação de carro, terá um amplo estacionamento à disposição.



Melhorias no transporte do Guará



O administrador do Guará, Joel Alves, comemora a instalação de mais uma estação na cidade. “O Guará tem recebido muitos investimentos para melhorar a locomoção dos moradores, como a ampliação dos viadutos nas entradas da cidade, criação de novas saídas, construção de estacionamentos, e agora ainda vamos ter essa nova estação, integrada com ônibus circulares”, comentou.



Além da nova estação, os usuários do metrô também contarão com a ampliação da frota. No fim do mês de maio mais um trem entrará em circulação. Segundo o diretor Técnico do Metrô, Celso Lucena, 12 novos veículos entrarão no sistema até fevereiro de 2011 para atender a uma demanda de 300 mil passageiros por dia.





http://www.agenciabrasilia.df.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário