segunda-feira, 10 de maio de 2010

Aberta estação Guará




10/05/2010 - Metrô DF
Segunda estação da cidade transportará mais de cinco mil passageiros/dia

Após dois anos em obras, a Estação Guará entrou em operação nesta manhã. Iniciada em abril de 2008, a construção da mais nova estação do metrô de Brasília encerrou no fim de semana e abriu as portas às 6h de hoje.

O projeto inovador desta estação exigiu uma estratégia especial de construção. O novo acesso ao metrô foi erguido em local onde os trens passam em alta velocidade. Por isso, a maior parte do trabalho foi concentrada na madrugada, tornando as obras mais complexas.

A entrega da estação para a comunidade estava prevista para 5 de maio, dia do aniversário do Guará, mas teve de aguardar os últimos detalhes da construção na área externa. Durante as obras, cerca de 460 empregos diretos e indiretos foram gerados. A partir de hoje, cerca de 5 mil passageiros serão beneficiados diariamente com o transporte sobre trilhos.

Mesmo subterrânea, a nova estação proporcionará a renovação do centro do Guará. Há estacionamento externo, bicicletários e ponto de embarque e desembarque de passageiros dos ônibus, o que permitirá, no futuro, a integração metrô-ônibus.

No que se refere ao projeto, o destaque desta estação é a cobertura em vidro, favorecendo a iluminação natural do ambiente e a economia de energia. A estação possui ainda alto padrão de acabamento e boa ventilação natural, dispensando refrigeração artificial, apesar de estar no subsolo.

Atendimento ao público
Ficará na Estação Guará uma nova sala de apoio ao usuário, com estrutura própria para atendimento personalizado de casos que exigem a presença do passageiro. O serviço é prestado atualmente na sede do Metrô-DF, em Águas Claras, e mudará de endereço para facilitar o acesso ao público.

Situada na altura da QI 23 do Guará II, a nova estação fica a 900 metros da Estação Feira, em local de acesso privilegiado tanto à comunidade do Guará I quanto do Guará II. Esta será a 24ª estação do Metrô-DF. A linha completa prevê a operação de 29 estações. Atualmente, o sistema transporta 160 passageiros/dia.

Metrô-DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário