sábado, 5 de novembro de 2016

Metrô lança edital para compra de painéis que informarão horário exato em que o trem chegará à estação

01/11/2016 -  Metrô-DF

A Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF) lançou, nesta terça-feira (1º), pregão eletrônico para compra de painéis digitais que informarão aos usuários o horário exato em que o trem chegará às estações. Nessa primeira etapa, serão instalados nas 14 estações com maior número de acessos, entre elas, Central e Galeria. A previsão de instalação dos equipamentos é no início de dezembro, por técnicos da Companhia. 

O sistema Sinalização Online (SO), totalmente desenvolvido por técnicos da Companhia, coleta os dados do sistema de sinalização (comunicação entre as vias e o centro de controle operacional) do Metrô-DF em tempo real (online), transmitindo os horários de chegadas dos trens para os usuários. Esse sistema é o primeiro produto desenvolvido no Laboratório de Inovação Metroferroviária do Metrô-DF. 

Em abril deste ano, um painel de destino dos trens foi instalado na plataforma da Estação Arniqueiras e serviu como teste por 60 dias, indicando o tempo de espera para quem estivesse no local. A medida é uma demanda antiga dos usuários do sistema metroviário. 

O presidente do Metrô-DF, Marcelo Dourado, afirma que essa tecnologia existe em vários metrôs no mundo, e Brasília é a segunda unidade da federação a ter o sistema. “A instalação do painel na plataforma é a primeira de três etapas da Modernização do Sistema de Informação do Metrô-DF. Em um segundo momento, todas as áreas que envolvem operação, manutenção e gestão da empresa terão acesso aos painéis online. Com isso, será possível administrar e rastrear melhor incidentes, aprimorar o trabalho em equipes e monitorar atrasos”, destacou. 

Serviço: 

Pregão Eletrônico nº 20/2016 para aquisição de Solução de Infraestrutura de Sinalização Digital 

Data e horário para recebimento das propostas: 17 de novembro, às 10h 

O edital poderá ser conferido em www.metro.df.gov.br e www.comprasgovernamentais.gov.br

sexta-feira, 22 de abril de 2016

Novidade no Metrô – DF: Passageiros vão saber quanto tempo para a chegada do trem


20/04/2016 - Fato Online

O Metrô de Brasília apresenta, a partir desta quarta-feira (20), uma novidade que deve surpreender muita gente, embora por enquanto só vá funcionar na Estação Arniqueiras. O usúário vai poder saber o tempo exato que os trens levarão para chegar. 

Ainda em fase de testes, sistema de sinalização on-line desenvolvido pela Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF) indicará os minutos de espera por meio de painel eletrônico instalado na plataforma de embarque e desembarque. 

Até o fim do ano, mais nove estações deverão oferecer o sistema: Central, Galeria, 112 Sul, Shopping, Guará, Águas Claras, Praça do Relógio, Ceilândia Centro e Furnas. 

Critério 
De acordo com a titular da Diretoria Técnica do Metrô-DF, Daniela Diniz, Arniqueiras foi escolhida para o período de experiência por ter movimento semelhante no início da manhã e no fim da tarde, horários de pico. "Os usuários desta estação são os que mais procuram a Ouvidoria do Metrô-DF para sugerir e reclamar." 

No período, tanto servidores quanto passageiros poderão opinar sobre o funcionamento do sistema por meio da ouvidoria. Ao término da fase de testes, os comentários pertinentes serão aproveitados para aprimorar o serviço. A ouvidoria responderá a todos que entrarem em contato. 

Criação 

A ferramenta foi criada por oito servidores da Diretoria Técnica e da área de tecnologia da informação da empresa pública. Eles aproveitaram o programa de sinalização das vias usado para garantir, por exemplo, que os veículos não trafeguem no mesmo trilho em horários similares. Em parceria com uma empresa particular, que arcou com os custos do equipamento e da instalação, o Metrô-DF testará o painel por até 60 dias. 

Licitação 

A instalação dos painéis é a primeira de três etapas da modernização do sistema de informação do Metrô-DF. Na segunda, todas as áreas que envolvem operação, manutenção e gestão da empresa pública terão acesso aos painéis on-line. O objetivo é criar condições mais favoráveis ao trabalho das equipes para rastrear incidentes e monitorar atrasos. A última fase será o acesso da população por meio de aplicativo em tablets e em smartphones. 

O monitoramento do painel nessa fase de testes ficará a cargo da Diretoria Técnica. Após os 60 dias, a companhia lançará edital de licitação para adquirir equipamentos definitivos para as dez estações. O valor ainda está em análise. Depois, o serviço será expandido para todas as estações de Brasília.

Fonte: Fato Online
Publicada em:: 20/04/2016