sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Apagão leva caos ao metrô, com 14 trens parados e passageiros nos trilhos

04/10/2012 - Correio Braziliense

O número de atendimento da CEB 116 permanece com todas a linhas ocupadas. A assessoria do Metrô informou que "depende 100% da CEB e não possui gerador para suprir a falta de energia". Usuários do sistema reclamam que, na falta dos trens elétricos, não há linhas de ônibus suficiente para o transporte alternativo. Informações preliminares indicam que houve quebra-quebra em vagões.

A estação da Asa Sul está completamente lotada, os passageiros tiveram que quebrar as janelas dos trens para sair. O metrô que seguia no sentido Rodoviária/Ceilândia ficou aproximadamente 45 minutos parado no túnel. Muitos usuários passaram mal e foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros. Há relatos que os contatos para emergência do 193 e 190 não estão funcionando.

Os passageiros denunciam ainda que a estação da Asa Sul não tem dinheiro suficiente em caixa para ressarcir o valor da passagem.

O Metrô-DF informou, por meio da assessoria de imprensa, que todas as estações estão fechadas. Por enquanto, os trens estão parados e não há previsão para a retomada dos percursos. Apenas quando a energia for religada, os técnicos da empresa vão avaliar se houve algum dano ao sistema e se vai ser possível voltar a operar hoje. O centro de controle do Metrô, localizado na sede da empresa, manteve contato com os motoristas no momento do apagão e informou que a situação está normalizada.

A assessoria do Metrô-DF afirmou que não houve desespero nas estações, contrariando relatos. Informou que apenas duas janelas foram quebradas, mas em "procedimento normal, quando os passageiros tentaram abrir as saídas de emergências". Em relação à bilheteria, a assessoria ainda não tem um balanço geral sobre as pessoas que não conseguiram ressarcimento do valor da passagem, mas garantiu que todas as pessoas receberão o dinheiro de volta de alguma forma.

A Secretaria de Segurança Pública informou que a Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade) não teve o sistema afetado por possuir no-breaks para os computadores. Alguns atendentes disseram, no entanto, que mesmo assim o sistema tem alguns picos de energia que deixam as telas apagadas por alguns minutos, impossibilitando a continuidade do trabalho.

Fonte: Correio Braziliense


Enviado via iPhone

Nenhum comentário:

Postar um comentário