quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Metrô de Brasília terá mais 4 trens em circulação

31/07/2012 - Destak Jornal

A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) anunciou que aumentará o número de trens em circulação simultânea de 24 para 28 trens no próximo ano. De acordo com a presidente da empresa, Ivelise Longhi, a previsão é que o tempo de espera entre a passagem de um trem e outro seja reduzido em um minuto com a ampliação.

O aumento no número de trens ainda depende da construção de uma nova subestação da Companhia Energética de Brasília (CEB), de maneira que o sistema de distribuição de energia seja capaz de alimentar os trilhos e suportar a maior quantidade de veículos em operação. Hoje, em ocasiões excepcionais, como durante greves nos ônibus, o Metrô-DF consegue aumentar temporariamente o número de trens em circulação para 26, mas a CEB fica sobrecarregada. Mas a empresa e o Metrô-DF já fizeram uma parceria para a construção da estação.

Além da maior quantidade de trens, o Governo do Distrito Federal (GDF) também vai investir na modernização do sistema. O Executivo local obteve empréstimo de R$ 41 milhões junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), dos quais R$ 30 milhões serão utilizados para concluir o pagamento dos trens novos adquiridos em 2010 e automatizar o sistema. "Hoje, quem controla abertura e fechamento de portas, por exemplo, é o piloto. Com a modernização, isso passa a ser automático", explica Longui.

A outra parte do empréstimo será destinada à construção de dois novos terminais de ônibus em Ceilândia e Santa Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário