quinta-feira, 14 de junho de 2012

Metrô vai elaborar plano para colocar vagão exclusivo em funcionamento

05/06/2012 - R7

Mulheres e portadores de necessidades especiais terão exclusividade no transporte

O Metrô-DF vai elaborar um plano para colocar em funcionamento o vagão exclusivo para mulheres e portadores de necessidades especiais, previsto na Lei 4848/2012, sancionada pelo governador Agnelo Queiroz (PT) e publicada nesta segunda-feira (4) no Diário Oficial do DF. O vagão vai funcionar nos horários de pico da manhã e do final da tarde.

Poderão utilizar o benefício as mulheres acompanhadas de crianças, que se forem do sexo masculino, só poderão entrar no vagão especial até a idade de seis anos.

Também será delimitada uma área exclusiva para o embarque, que poderá ser feita com pedestais organizadores de filas ou com sinalização fixa no piso das plataformas.

Serão realizadas campanhas informativas para a população sobre o uso do vagão exclusivo. Antes da implementação, as estações emitirão informações sonoras (PA) alertando os usuários sobre o carro de uso exclusivo de mulheres e portadores de necessidades especiais.

Regras específicas para ciclistas do sexo feminino, que pela Lei 4216/2088 deve utilizar o último vagão também serão definidas.

DF: Lei cria vagão de metrô exclusivo para mulheres, mas não determina prazo

04/06/2012 - Correio Braziliense

O Diário Oficial da União publicou,nesta segunda-feira (4/6), a lei que determina a criação de espaços exclusivos para mulheres e portadores de necessidades especiais no Metrô do DF. Os vagões vão servir nos horários de picos, com exceção dos sábados, domingos e feriados.

O governador do DF, Agnelo Queiroz, sancionou a lei, mas vetou o artigo que estabelece um prazo de 30 dias para a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal se adequar e ser multada em mil reais por dia caso a irregularidade não seja sanada no prazo.

Os vetos ainda podem ser derrubados pela Câmara Legislativa, quando a lei entrar em pauta. A assessoria da deputada Eliana Pedrosa (PSD), uma das autoras do projeto, afirmou que ela e Evandro Garla (PRB) vão tentar conseguir apoio dos colegas e fazer o possível para que os vetos sejam derrubados.

Mães com filhos maiores de seis anos não poderão entrar em vagão exclusivo

O Metrô-DF vai elaborar um plano para atender a lei que dispõe sobre vagões exclusivos para mulheres e portadores de necessidades especiais, e as mulheres acompanhadas de crianças só poderão entrar no vagão se o menino tiver até seis anos de idade. Caso contrário, elas terão que embarcar no vagão misto.

A área de embarque também será exclusiva e delimitada com pedestais organizadores de fila ou com sinalização fixa no piso das plataformas, segundo o Metrô-DF.

Antes da implementação do vagão exclusivo, serão realizadas campanhas informativas para a população e as estações vão alertar os usuários. Além disso, serão definidas regras específicas para ciclistas do sexo feminino, que pela Lei 4216/2088 devem utilizar o último vagão.

A lei que estabelece a destinação de vagões exclusivos foi sancionada pelo governador Agnelo Queiroz e publicada no Diário Oficial do DF nesta segunda-feira (4/6), mas ainda não existe prazo para a implementação.

Fonte: Correio Braziliense (http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2012/06/04/interna_cidadesdf,305642/lei-cria-vagao-de-metro-exclusivo-para-mulheres-mas-nao-determina-prazo.shtml